Quando uma criança entra na
escola, ela já entra sabendo falar, então o professor vai utilizar o método de
ensino para aquela determinada criança; existem dois métodos, no qual são
utilizados dependendo do determinado país, estado ou cidade; que é o método
fônico e o método construtivista, sendo que este é utilizado na formação da
criança pelo processo que já conhecemos, no qual as nossas escolas a executa;
temos também o método construtivista, a criança irá aprender através daquilo
que já conhece, ou seja, utiliza-se de seus conhecimentos prévios, dificilmente
vê-se executando esse método, é um método excelente de alfabetização, mas não
muito utilizada no Brasil. O que acontece com o ensino da língua materna é o
mesmo caso, pois há uma forma de ensino que os alunos irão aprender e
desenvolver seus conhecimentos, mas é aquele caso, de que o aluno não quer ler
porque não tem tempo, por causa do trabalho; a maioria dessas desculpas vem dos
alunos que estudam a noite, então os professores devem rever melhor seus
conceitos quanto a isso, pois se continuar assim ninguém mais vai querer ler,
escrever, ou quem sabe fazer uma faculdade de Letras, por isso que o ensino da
Língua Portuguesa no Brasil está deplorável, pois os nossos alunos não estão
interessados em saber gramática, interpretação de texto, literatura, entre
outros assuntos que adentra nessa disciplina; a leitura e a escrita não está
sendo mais valorizada pelos alunos e o corpo docente não está agindo da forma
que deveria agir (sendo que não são todos os docentes da área), que é o fato de
cobrar a cada discente o gosto pela leitura e escrita, pois eles querem ler
somente aquilo que não trará nenhum tipo de feedback no futuro. Os alunos do
Ensino Fundamental e Médio, independentemente de suas idades querem usufruir
daquilo que é de seu interesse, como é o caso dos livros atuais que já tem
filmes, assim ele acham mais fácil de entender e mais interessante do que ler
um livro, por exemplo, do José de Alencar ou Machado de Assis. Outro fato
também bastante discutido, em relação ao ensino da língua materna, é o fato de
todos terem seu dialeto, então um docente não pode chegar a uma sala e querem
mudá-la para que falem somente uma só língua, mas não é assim que acontece,
pois os nossos alunos vem de famílias diferente, uma sociedade diferente; não
podemos esquecer que muitas palavras que antes não consideram formais, hoje
fazem parte do nosso vocabulário; tomamos como fonte: a internet que apresenta
uma infinidade de vocabulários que as crianças, adolescentes, jovens e até os
adultos estão falando; é um vício que deve tomar muito cuidado, pois a grande
preocupação quanto a estes alunos, é que eles acabam esquecendo que aquilo
aprendido na internet não é utilizável em um momento propício, como os
vestibulares, uma redação na escola, o Enem e outros casos, por isso que a
função do professor é não deixar que isso ocorra dentro da sala de aula, é
aceitável que seja trabalhado com eles vocabulário, trabalhar texto, no qual
eles estarão desenvolvendo a prática da leitura e da escrita, fazendo resumos e
também estarão aprendendo à gramática que é um assunto não muito interessante
da parte dos discentes. O professor que tem didática ele conseguirá com certeza
prender a atenção dos educando e fará com que eles aprendam e passem a ler
livros não por obrigação, mas por prazer.
Jamicielle Matil dos Santos
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