"A verdadeira arte está no som da adoração".(Jamicielle) Que as bençãos de Deus sejam derramadas sobre ti... ^.^

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quarta-feira, 29 de maio de 2013

O Ensino da Língua Portuguesa

Quando uma criança entra na escola, ela já entra sabendo falar, então o professor vai utilizar o método de ensino para aquela determinada criança; existem dois métodos, no qual são utilizados dependendo do determinado país, estado ou cidade; que é o método fônico e o método construtivista, sendo que este é utilizado na formação da criança pelo processo que já conhecemos, no qual as nossas escolas a executa; temos também o método construtivista, a criança irá aprender através daquilo que já conhece, ou seja, utiliza-se de seus conhecimentos prévios, dificilmente vê-se executando esse método, é um método excelente de alfabetização, mas não muito utilizada no Brasil. O que acontece com o ensino da língua materna é o mesmo caso, pois há uma forma de ensino que os alunos irão aprender e desenvolver seus conhecimentos, mas é aquele caso, de que o aluno não quer ler porque não tem tempo, por causa do trabalho; a maioria dessas desculpas vem dos alunos que estudam a noite, então os professores devem rever melhor seus conceitos quanto a isso, pois se continuar assim ninguém mais vai querer ler, escrever, ou quem sabe fazer uma faculdade de Letras, por isso que o ensino da Língua Portuguesa no Brasil está deplorável, pois os nossos alunos não estão interessados em saber gramática, interpretação de texto, literatura, entre outros assuntos que adentra nessa disciplina; a leitura e a escrita não está sendo mais valorizada pelos alunos e o corpo docente não está agindo da forma que deveria agir (sendo que não são todos os docentes da área), que é o fato de cobrar a cada discente o gosto pela leitura e escrita, pois eles querem ler somente aquilo que não trará nenhum tipo de feedback no futuro. Os alunos do Ensino Fundamental e Médio, independentemente de suas idades querem usufruir daquilo que é de seu interesse, como é o caso dos livros atuais que já tem filmes, assim ele acham mais fácil de entender e mais interessante do que ler um livro, por exemplo, do José de Alencar ou Machado de Assis. Outro fato também bastante discutido, em relação ao ensino da língua materna, é o fato de todos terem seu dialeto, então um docente não pode chegar a uma sala e querem mudá-la para que falem somente uma só língua, mas não é assim que acontece, pois os nossos alunos vem de famílias diferente, uma sociedade diferente; não podemos esquecer que muitas palavras que antes não consideram formais, hoje fazem parte do nosso vocabulário; tomamos como fonte: a internet que apresenta uma infinidade de vocabulários que as crianças, adolescentes, jovens e até os adultos estão falando; é um vício que deve tomar muito cuidado, pois a grande preocupação quanto a estes alunos, é que eles acabam esquecendo que aquilo aprendido na internet não é utilizável em um momento propício, como os vestibulares, uma redação na escola, o Enem e outros casos, por isso que a função do professor é não deixar que isso ocorra dentro da sala de aula, é aceitável que seja trabalhado com eles vocabulário, trabalhar texto, no qual eles estarão desenvolvendo a prática da leitura e da escrita, fazendo resumos e também estarão aprendendo à gramática que é um assunto não muito interessante da parte dos discentes. O professor que tem didática ele conseguirá com certeza prender a atenção dos educando e fará com que eles aprendam e passem a ler livros não por obrigação, mas por prazer.

Jamicielle Matil dos Santos


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