FREIRE,
Paulo. A importância do ato de ler. 23
ed. São Paulo: Cortez, 1989.
Resumo: o
autor Paulo Freire fala em seu livro “a importância do ato de ler” sobre a
questão da alfabetização, pois quando uma criança entra na escola para aprender
a ler e escrever ela já traz consigo uma leitura de mundo (às vezes bem grande)
e ao aprender a ler, aquilo aprendeu ao longo da infância passa como um filme
na cabeça, lembrando e aprendendo a cada dia mais, ele também fala sobre a
“palavramundo” que é uma forma de aprendizagem; quando estamos numa fase de
aprendizagem mais avançada, muitos professores querem nos cobrar a memorização e
não o aprendizado, pois a forma que é ensinada nos leva a este ato, esta também
uma questão comentada por Freire; outro assunto que ele fala é que há a
distinção entre um indivíduo alfabetizado e um analfabeto, pois quando um alfabetizado
vê um objeto ou o pega, ele irá fazer um relatório completo daquele objeto, já
o analfabeto irá dizer apenas o que é o objeto, poderá senti-lo, mas não
escrevê-lo. Freire faz um discorrimento sobre o ato da leitura, pois ele deixa
bem claro que para você ler e saber bem a palavra, você precisa ter uma leitura
de mundo, ele fala sobre a alfabetização de adultos, no qual para ter êxito no
ensinamento há de fazer uma relação daquilo que é do cotidiano da pessoa,
assim, em cima daquilo que fora recolhido do alfabetizando irá ensiná-lo de
acordo com o que é de seu convívio, essa é uma forma de ensinamento, no qual se
dá pelo nome de método construtivista, e também há o método fônico que é
utilizado nas escolas para a alfabetização das crianças, no qual temos o famoso
alfabeto; então esse processo de decodificação ocorre muito nas nossas escolas
e é isso que tem que ser cobrado de nossos alfabetizandos para que assim eles
tenham uma alfabetização de grande proveito e não aprendam ler por ler, mas sim
ler para ampliam seus conhecimentos de mundo.
Palavras-chave:
Alfabetização. Leitura de mundo. Escola.
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