"A verdadeira arte está no som da adoração".(Jamicielle) Que as bençãos de Deus sejam derramadas sobre ti... ^.^

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quarta-feira, 20 de março de 2013

O Que é Leitura?




MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense,1982.


Resumo: Processo de compreensão e interpretação do mundo, leitura do mundo procede à leitura da palavra. Quando falamos em leitura, logo imaginamos alguém lendo jornal, uma revista, folheto e o mais comum e imaginar alguém lendo livros, o ato de ler e em geral semelhante com a escrita e o leitor visto como decodificador, um procedimento utilizado pelo leitor para identificação das relações grafemas (letras) e fonemas (sons) decifração de pequenas unidades.
      Geralmente nós passamos anos olhando um objeto sem de fato tê-lo enxergado, sempre pondo limites nunca vimos o que esta além daquele objeto, mas um dia sem motivo nenhum você olha para aquele vaso e percebe que a algo diferente nele, o formato a cor a figura que representa o seu conteúdo  passam a ter sentido melhor, a partir  daí estabelece uma relação de amizade entre nós e esse objeto , houve uma ação de fatores pessoais com o momento tudo aconteceu talvez sem planejar sem intenção consciente, mas porque houve uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com as circunstâncias, pode acontecer também com relação as pessoas com quem convivemos, ambientes e situações cotidianas, causando um impacto uma surpresa ate uma revelação.
       Paulo Freire diz: “a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquela.” Através dos nossos primeiros contatos com o mundo, percebemos o calor e o aconchego de um berço diferentemente das mesmas sensações provocados pelos braços carinhosos que nos enlaçam. Novamente Paulo Freire diz: “ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão midiatizada pelo mundo”. Para aprender a ler e compreender o processo de leitura não estamos sozinhos, no qual necessitamos de algumas orientações dos professores, uma vez proposta às instruções uniformizadas, elas não raro causam mais confusão do que auxiliam.
       Vários escritores que tem recriado a aprendizagem da leitura apresentam-na como algo mágico, senão enquanto ato processo de descoberta de um universo desconhecido. Para burroughs e Sartre o conhecimento da língua não é suficiente para a leitura ser efetiva. A psicanálise enfatiza que tudo quanto de fato impressionou a nossa mente jamais é esquecida, o aprendizado e a leitura significam conquista de autonomia.
       O conceito de leitura está  na capacidade sendo ela na cultura do indivíduo que as pratica, a leitura necessita de prática, não importa o nível social que ela está na política, no convívio  econômico pessoal do homem. Os gregos já tinham sua praticidade na educação entre os intelectuais, mas já existia a leitura, era um começo, pois hoje há tantos meios de se transformarem o analfabeto em um grande  sábio. No entanto muitos não conhecem o alfabeto, tendo a necessidade de amplia-mento na escolaridade e leitura, o incentivo familiar  e até o próprio esforço.
      O aprendizado era na de forma decorar as letras, assim prosseguia a leitura do individuo e hoje no meio de tanto ensino ainda existem professores com a mesma forma de ensino. Muitos aprendem na escola onde é o começo para usufruir um aprendizado real e continuo, embora muitos aprendessem, porque uma vez que aprendem não se esquece, cabe ao educador passar ao aluno seu aprendizado e transmitir o necessário para um bom desenvolvimento.  O mais obvio seria que todos  tomassem atitude de lê para ajudar, mas existe uma crise grande no Brasil que está na monopolização dos livros e publicação e distribuição dos livros às bibliotecas que também deixa muito a desejar. Escolas estão formando alunos que pouco se usa as leituras, então eles acabam por adquirir esse hábito e não pratica sua própria escrita. Podemos ver que há necessidade de aprendizado e de ensino qualificado, pois a função do educador não esta na forma de ensinar mais de criar maneiras para chamar atenção com meios próprios. Para ler precisa do nosso próprio interesse pessoal, pois ela exige praticidade e compreensão.

 O ATO DE LER OS SENTIDOS, EMOÇÕES E RAZÃO.

      Como já foi afirmado não há definições, regras, receitas, e formas para a leitura, o propósito é compreender a leitura. Para facilitar a leitura podemos partir de três princípios básicos; Leitura sensorial, emocional e racional.

LEITURA SENSORIAL
      A leitura sensorial começa bem cedo e nos segue por toda a vida e consiste no primeiro contato com aquilo que está sendo lido, quando pegamos uma revista, jornal, livros, enfim no ato que está sendo observado já podemos ter uma noção do que se trata o material, através das figuras e imagens podemos ter uma ideia se vamos gostar ou não da obra.
      Podemos encontrar a leitura sensorial em objetos como; rádio, uma foto, uma obra de algum escritor famoso, uma relíquia, enfim a leitura sensorial esta em toda parte, em todos os lugares, esses três conceito de leitura são inter-relacionados.
      Quando ainda criança não sabe ler as palavras, mas começamos a interpretar o sentido da vida, ao tocarmos nos primeiros objetos, dar os primeiros passos descobrir as coisas já está fazendo leitura sensorial e é o que fica para toda a vida.

         LEITURA EMOCIONAL
      Sob o ponto de vista da cultura letrada, se a leitura sensorial é classificada em menor teor de intelectualidade, A leitura emocional também tem suas limitações pela falta de objetividades. Pois quando agimos pela emoção deixamos de ser objetivos, claros e às vezes perdemos até o controle da situação, uma pessoa em um estado emocional pode desempenhar um ato imaginário ou fictício de algo podendo extrair vantagens momentâneas ou frustrações diante de fortes emoções, Ao lermos uma obra ou assistirmos um filme de forma não racional podemos não alcançar o objetivo daquilo que está sendo proposto, levando o indivíduo a um estado de fragilidade.
      E quando nos percebemos dominados pelos sentimentos, nossa reação tende a ser de refreá-los, ou negá-los, por respeito humano, esse são os pontos pelos quais procuramos justificar uma leitura emocional. 
 
LEITURA RACIONAL
      A leitura racional é diferente da  sensorial e da emocional, pois a leitura sensorial precisa de sentir o texto, já a leitura racional não tem a necessidade desse ato; temos a leitura emocional que coloca as suas emoções dentro daquilo que esta lendo, ao contrário da leitura racional que só precisa compreendê-lo.
      Essa leitura só foca no ato de visar mais o texto, ela procura informações que possa levar o leitor a ter indagações sobre o assunto, a pessoa possa se interessar mais em aprender e também se esforçar para fazer com que o leitor não aceite todas as ideias que ali é proposta. A leitura racional só é mesmo válida e compreendida quando o indivíduo teve ao longo de sua vida várias leituras que, ajudam muito no processo de ser um bom crítico, que entra as exigências, a procura de mais conhecimento, o interesse, e outros. Todo texto tem sentido e um propósito, ele não revela o seu enigma ou seu segredo, para que o leitor ao ler possa sentir duvidas ao ponto de querer ler mais e descobrir o ponto exato que o texto quer falar, mas isso só ocorre quando a um certo tempo de leitura, esse ato de leitura não é para qualquer um, então temos que procurar ler muito para entender o que os autores discorrem em suas obras.

A INTERAÇÃO DOS NÍVEIS DE LEITURA
      As leituras mencionadas acima, uma completa a outra, pois precisamos da leitura sensorial para quem esta começando o ato de ler que, logo vem a emocional, onde o indivíduo expõe as suas emoções diante daquilo que esta sendo lido, é quando chega ao ponto de esta pessoa querer entender melhor o texto, livro, poesia, entre outras obras.
      Esse modo de interação dos níveis de leitura é quando o leitor achega-se melhor ao parâmetro do verdadeiro ato de ler. Muitos deduzem em que nível se encontra na leitura, mas só se sabe realmente qual o nível de acordo com a dinâmica que ele tem com o texto e, a cada leitura feita é um novo conhecimento que esta sendo adquirido, mesmo se for lido um texto por mais de duas vezes, a pessoa adquiri novas conclusões em relação ao texto.

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