É comum encontrarmos alunos se queixando de que não
sabem
interpretar textos. Muitos tema versão a exercícios
nessa categoria. Acham
monótono, sem graça, e outras
vezes dizem: cada um tem o seu próprio
entendimento do
texto ou cada um interpreta a sua maneira.
No texto literário, essa idéia tem algum fundamento, tendo
em vista a linguagem
conotativa, os símbolos criados, mas
em texto não-literário isso é um equívoco.
Diante desse
problema, seguem algumas dicas para você analisar,
compreender e
interpretar com mais proficiência.
1º - Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. Quando nós
passamos a gostar de algo, compreendemos melhor seu
funcionamento. Nesse caso,
as palavras tornam-se
familiares a nós mesmos. Não se deixe levar pela falsa
impressão de que ler não faz diferença. Também não se
intimide caso alguém diga
que você lê porcaria. Leia tudo
que tenha vontade, pois com o tempo você se
tornará mais
seleto e perceberá que algumas leituras foram superficiais e,
às
vezes, até ridículas. Porém elas foram o ponto de partida
e o estímulo para se
chegar a uma leitura mais refinada.
Existe tempo para cada tempo de nossas
vidas. Não fique
chateado com comentários desagradáveis.
2º - Seja curioso, investigue as palavras que circulam em seu
meio.
3º - Aumente seu vocabulário e sua cultura. Além da leitura,
um bom exercício para ampliar o léxico é fazer palavras
cruzadas.
4º - Faça exercícios de sinônimos e antônimos.
5º - Leia verdadeiramente. Somos um País de poucas
leituras.
Veja o que diz a reportagem, a seguir, sobre os
estudantes brasileiros.
Dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos
(Pisa) revelam que,
entre os 32 países submetidos ao
exame para medir a capacidade de leitura dos
alunos, o
Brasil é o pior da turma. A julgar pelos resultados do Pisa,
divulgados no dia 5 de dezembro, em Brasília, os estudantes
brasileiros pouco
entendem do que lêem. O Brasil ficou em
último lugar, numa pesquisa que
envolveu 32 países e
avaliou, sobretudo, a compreensão de textos. No Brasil, as
provas foram aplicadas
em 4,8 mil alunos, da 7a série ao 2º
ano do Ensino Médio.
6º - Leia algumas vezes o texto, pois a primeira impressão
pode ser falsa. É preciso paciência para ler outras vezes.
Antes de responder
as questões, retorne ao texto para sanar
as dúvidas.
7º - Atenção ao que se pede. Às vezes a interpretação está
voltada a uma linha do texto e por isso você deve voltar ao
parágrafo para
localizar o que se afirma. Outras vezes, a
questão está voltada à idéia geral
do texto.
8º - Fique atento a leituras de texto de todas as áreas do
conhecimento,
porque algumas perguntas extrapolam ao que
está escrito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário