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terça-feira, 12 de março de 2013

A mediação da leitura do texto literário na escola


(Resumo)


SANTOS, Carlos Alberto Suniga dos. A mediação da leitura do texto literário na escola. Boletim informativo GEPEL. Ano 7, nº 7, maio de 2010, Cacoal/RO.

Palavras chave: Mediador, Professor, Leitura, Conteúdo, Formação, Cultura, Interpretação, Desenvolvimento.


     A maior dificuldade que os alunos têm hoje nas escolas é a questão de não terem o hábito de ler, isso implica na interpretação dos textos literários e, como consequência não temos a formação de um aluno leitor, por isso os professores estão procurando desenvolver atividades que auxilie os alunos a buscarem mais o ato da leitura.

     A grande realidade que vemos hoje é que muitos alunos não têm o costume da prática de leitura, então ocorre um desenvolvimento de atividades que leve- os a esse ato de ler. Mesmo se o professor não desempenha o papel de leitor de textos literários, ele como mediador, tem que dar início a esse processo, pois ele sabe que é muito complexa a questão da leitura. O professor como mediador da leitura de textos literários, ele tem que desenvolver um plano que esteja dentro do tempo de formação do ensino médio, visando também os conteúdos que vão ser aplicados nesse período e, as obras e autores são aspectos fundamentais para esse processo. Um ponto muito importante para obter o ato de ler são as indicações de leituras que envolvem a obra e o autor, de modo que a interação com os textos literários possam ser mais “íntimos” e ocorra a busca incessante pela leitura. Podemos tomar como base desse processo, a leitura de outras literaturas que não sejam apenas do nosso país ou, que estamos acostumados a ler, que também envolve a leitura não só de textos literários, mas também devemos dar prioridade às culturas de manifestações artísticas tais como o cinema e artes plásticas. Diante de tudo citado acima, para  saber interpretar qualquer texto literário ou não literário, é necessário desenvolver técnicas que ajude no processo de interpretação e assim, a formação do aluno leitor. Negando o que Gomes & Vechi (2000, p. 19) expõe que os alunos vejam a grandeza da literatura no âmbito da arte, e que ela expressa o mundo através da linguagem verbal. 
     No entanto, para a formação desse aluno leitor não precisa especificamente estar dentro das normas que o ensino médio orienta, ele pode buscar mais informações que desenvolva a sua leitura e, sendo ela produtiva, possibilitando a ampliação de seus conhecimentos.




Trabalho desenvolvido pelos acadêmicos(as) Ana Dabis Pereira da Silva, Jamicielle Matil dos Santos, Romildo Ribeiro Braz e Zélia Pereira Guimarães como quesito avaliativo na disciplina de Prática de Revisão Textual; regida pelo professor  Carlos Alberto Suniga dos Santos.


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