(Resumo)
SANTOS,
Carlos Alberto Suniga dos. A mediação da leitura do texto literário na escola. Boletim informativo GEPEL. Ano 7, nº 7, maio de 2010,
Cacoal/RO.
Palavras
chave: Mediador,
Professor, Leitura, Conteúdo, Formação,
Cultura, Interpretação, Desenvolvimento.
A maior dificuldade que os alunos têm hoje
nas escolas é a questão de não terem o hábito de ler, isso implica na
interpretação dos textos literários e, como consequência não temos a formação
de um aluno leitor, por isso os professores estão procurando desenvolver
atividades que auxilie os alunos a buscarem mais o ato da leitura.
A grande realidade que
vemos hoje é que muitos alunos não têm o costume da prática de leitura, então
ocorre um desenvolvimento de atividades que leve- os a esse ato de ler. Mesmo
se o professor não desempenha o papel de leitor de textos literários, ele como
mediador, tem que dar início a esse processo, pois ele sabe que é muito
complexa a questão da leitura. O professor como mediador da leitura de textos
literários, ele tem que desenvolver um plano que esteja dentro do tempo de
formação do ensino médio, visando também os conteúdos que vão ser aplicados
nesse período e, as obras e autores são aspectos fundamentais para esse
processo. Um ponto muito importante para obter o ato de ler são as indicações
de leituras que envolvem a obra e o autor, de modo que a interação com os
textos literários possam ser mais “íntimos” e ocorra a busca incessante pela
leitura. Podemos tomar como base desse processo, a leitura de outras
literaturas que não sejam apenas do nosso país ou, que estamos acostumados a
ler, que também envolve a leitura não só de textos literários, mas também
devemos dar prioridade às culturas de manifestações artísticas tais como o
cinema e artes plásticas. Diante de tudo citado acima, para saber interpretar qualquer texto literário ou
não literário, é necessário desenvolver técnicas que ajude no processo de
interpretação e assim, a formação do aluno leitor. Negando o que Gomes &
Vechi (2000, p. 19) expõe que os alunos vejam a grandeza da literatura no
âmbito da arte, e que ela expressa o mundo através da linguagem verbal.
No entanto, para a formação desse
aluno leitor não precisa especificamente estar dentro das normas que o ensino
médio orienta, ele pode buscar mais informações que desenvolva a sua leitura e,
sendo ela produtiva, possibilitando a ampliação de seus conhecimentos.
Trabalho desenvolvido pelos acadêmicos(as) Ana Dabis Pereira da Silva, Jamicielle Matil dos Santos, Romildo Ribeiro Braz e Zélia Pereira Guimarães como quesito
avaliativo na disciplina de Prática de Revisão Textual; regida pelo professor Carlos Alberto Suniga dos Santos.
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