"A verdadeira arte está no som da adoração".(Jamicielle) Que as bençãos de Deus sejam derramadas sobre ti... ^.^

Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de abril de 2013

RESUMO DE ALGUNS CAPÍTULOS DO LIVRO: O TEXTO NA SALA DE AULA




RESUMO¹


O conhecimento técnico dos professores da Língua Materna não está sendo executadas na prática, ocorrendo, o ensino poderá até melhorar como é o caso do português padrão que, nas escolas dificilmente vê-se ensinando, pois os alunos já possuem um dialeto não padrão e assim acham difícil o certo, no caso das crianças elas são capazes de aprenderem a língua materna, mas a sociedade vê o contrário; a língua não é complexa, e a necessidade de conhecimento nessa área é muita. As escolas não ensinam a língua materna e cada falante dela possui seu dialeto, ninguém fala igual e são esses dialetos que distingue a criança do idoso, exemplificando; então vemos que a língua no Brasil ampliou, pois algumas palavras que são consideradas “informais” já são utilizadas por pessoas cultas no país; mesmo com dialetos os alunos nas escolas acertam mais do que erram. Podemos dizer que é mínima a diferença do conhecimento que o aluno possui e o que ainda vai aprender na escola. Se compararmos a fala do nosso país com os EUA, poderíamos ter resultado imediato e seria notável a diferença. Na maioria das vezes as crianças aprendem muito mais na prática do que na teoria, para o aluno dominar bem a língua seria necessário praticar. Para saber o que precisa ser ensinado nas escolas, teria que ser feito um levantamento sobre o aprendizado das crianças, analisar quais são suas dificuldades. Outro fato polêmico na educação é utilizar ou não a gramática em sala de aula. A criança precisa de conhecimento prévio antes de adquirir uma gramática. O ensino brasileiro passa por um estágio deplorado na educação da língua portuguesa e nas demais disciplinas tanto na oralidade como na escrita. Os jovens atualmente vivem na era da tecnologia e não há interesse pela leitura. As escolas são responsáveis pelo desempenho dos alunos, como os professores. Existem três concepções de linguagem a expressão de pensamento; linguagem de comunicação e linguagem de interação que correspondem à gramática tradicional. A língua só existe através da comunicação. Ao estudar linguagem observam-se alguns fatores de interação: compromisso e condições criadas pelo falante para se comunicar conforme a situação de um diálogo. Com isso dominar e classificar orações são menos importantes que analisar ligação entre sujeitos. A variedade linguística é um problema enfrentado pelo professor, mas é de sua responsabilidade possibilitar o domínio da forma padrão aos alunos, sem desvalorizar a forma familiar e social. Não é necessário desestruturar socialmente o aluno, porém a socialização entre dialeto e língua padrão se faz necessária. A metodologia utilizada hoje é empregada á alunos que nem dominam a norma culta. O esforço do professor é simplesmente inútil, pois os alunos, muitas vezes não têm noção do significado do que lhe é imposto. Então o ensino deve estar voltado em “por que” e “para quê” se estuda a língua, formando uma consciência clara dos objetivos desse ensino aplicado. Já a gramática, refere-se a um conjunto de regras seguidas por aqueles que apreciam a pronúncia e a escrita correta, então ela é uma regra estudada por cientistas dedicados aos fatos da língua, analisando teoria e o método. Ela é um conjunto de leis que estrutura a linguagem dos falantes. Segundo Chomsky a tarefa de um linguísta é parecida com a de uma criança que está aprendendo a língua de sua comunidade, os dois devem descobrir as regras dela, mas os linguístas sabem que as crianças são bem mais sucedidas. Conceito da língua, pode até existir regras para todas as línguas ou não, mas aceitemos que gramática refere-se a uma língua, pois a língua é um conceito óbvio e há um conceito dela para cada conceito de gramática. Ela está ligada aos seus usuários e fatos sociais, ela varia muito, sendo que não há língua uniforme, tornando-a complexa.  
 Palavras-chave: Língua, Gramática, Metodologia.



¹ Resumo do capítulo 1 da página 32 a 53 da obra O Texto na Sala de Aula de João Wanderley Geraldi, produzidas pelas acadêmicas do 3º período de Letras: Claudia N. Wutke, Fabiane Gonçalves, Jamicielle M. dos Santos, Keila C. Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário